Matemática Aplicada e Computacional

Logo Matemática Aplicada e Computacional

O Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional tem como principal objetivo capacitar recursos humanos com uma sólida base matemática para, de modo crítico e criativo, modelar e resolver problemas provenientes de aplicações reais de diversas áreas do conhecimento e da indústria. Isso inclui a identificação, compreensão, formulação, análise e modelagem de problemas. Além disso, enfatizamos a implementação e simulação computacional, aplicação e desenvolvimento de técnicas que congregam o raciocínio matemático com cálculos científicos assistidos por computadores.

Perfil do Curso

O curso foi desenvolvido em resposta a uma sociedade dinâmica, tecnológica e competitiva, na qual uma ampla variedade de oportunidades de carreira está aberta a pessoas com talento e treinamento matemático e computacional. Aplicações modernas em diversas áreas do conhecimento muitas vezes exigem tratamento matemático sofisticado e aplicação/desenvolvimento de algoritmos. O curso de Matemática Aplicada e Computacional conecta o conhecimento matemático a diversas áreas da ciências, treinando os estudantes para aplicar e desenvolver técnicas e tecnologias visando a solução de problemas reais que buscam promover o desenvolvimento humano sob diversas perspectivas. A formação visa qualificar os estudantes para atuar em indústrias, empresas públicas ou privadas, bem como prosseguir os estudos em nível de pós-graduação em matemática ou áreas afins.

Linha de Formação

O curso diferencia-se ao enfatizar uma base teórica sólida em matemática orientada para aspectos computacionais, numéricos e aplicações, complementada principalmente por tópicos relacionados à computação e à estatística. Alicerçado no tripé matemática-computação-estatística, capacita estudantes para identificar, compreender, formular, analisar e modelar problemas, trabalhar com implementação e simulação computacional, aplicar e desenvolver técnicas que congregam o raciocínio matemático com cálculos científicos assistidos por computadores.

Interdisciplinaridade e Articulação entre Teoria e Prática

A interdisciplinaridade é uma característica essencial do curso, refletindo-se transversalmente nas disciplinas e por meio de atividades optativas e de extensão. A articulação entre teoria e prática é ativamente promovida, incentivando a resolução de problemas reais e preparando os estudantes para desafios profissionais.

Perfil do Egresso

O curso é estruturado para que os egressos se tornem profissionais versáteis, com habilidades e competências como raciocínio lógico, conhecimento em programação computacional, comunicação eficaz, ética profissional, capacidade de aplicação de ferramentas e técnicas inovadoras, aptidão de resolução de problemas complexos, capacidade de estabelecer relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento, habilidade para trabalhar em equipe e em temas interdisciplinares, autonomia na absorção de novas tecnologias e comprometimento com a aprendizagem contínua.

Informações Relevantes

• Nome do curso: Matemática Aplicada e Computacional
  • Unidade acadêmica responsável: Instituto de Matemática e Estatística
  • Modalidade: presencial